pt-bres

Cátedra de Integração Latino-Americana e Caribenha – Encontro de Pesquisadores

Cuando:
8 mayo, 2018 a las 8:00 am – 10 mayo, 2018 a las 9:00 am
2018-05-08T08:00:00-03:00
2018-05-10T09:00:00-03:00
Donde:
Universidade São Caetano do Sul
São Caetano do Sul
Estado de São Paulo
Brasil
Precio:
Gratis
Contacto:
Comisión Organizadora (brasil@aualcpi.net)
Cátedra de Integração Latino-Americana e Caribenha - Encontro de Pesquisadores @ Universidade São Caetano do Sul | São Caetano do Sul | Estado de São Paulo | Brasil

A Cátedra de Integração Latino-Americana e Caribenha é uma iniciativa realizada pela AUALCPI – Associação de Universidades da América Latina e o Caribe para a Integração; desde o ano de 1999. Tem como objetivo reunir as instituições universitárias, seus professores, pesquisadores e estudantes, a fim de gerar o debate sobre o nosso processo de integração regional, promover a apresentação de trabalhos acadêmicos, oferecer espaço e visibilidade às pessoas e organizações que desenvolvem ações por essa temática vinculadas ou em aliança com Instituições de  Educação Superior.

A 10ª Cátedra de Integração Latino-Americana e Caribenha ocorrerá entre 8 e 10 de maio de 2018, na cidade de São Caetano do Sul, Estado de São Paulo/Brasil. Pretendemos que o evento, além de debater a respeito do seu tema central, celebre os  25 anos da AUALCPI e seja uma atividade preparatória à III Conferência Regional de Educação Superior, que ocorrerá durante o mês de junho na cidade de Córdoba/Argentina,  iniciativa em que nossa Associação se prepara para atuar de maneira destacada e coordenada, buscando fortalecer o tema da Integração Regional como algo fundamental para o nosso processo de desenvolvimento.

Tema do evento

O tema da 10ª Cátedra AUALCPI será “A Educação Superior e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, abordado a partir da relação da Universidade e a agenda estratégica das 17 metas estabelecidas pelo pacto liderado pela Organização das Nações Unidas, componentes do debate definido pela III CRES – Conferência Regional de Ensino Superior da IESALC/UNESCO.

Como participar?

1.Assistindo as atividades componentes da agenda do evento;

2.Inscrevendo seu trabalho acadêmico Fórum de Investigadores AUALCPI;

3.Participando do Fórum de Universidades e Assembléia Extraordinária da AUALCPI, preparatória à III Conferência Regional de Ensino Superior da IESALC/UNESCO;

4.Organizando grupos de estudantes, professores e investigadores de sua instituição interessados em participar do evento e da agenda de atividades complementares que ocorrerão entre 7 e 11 de maio de 2018.

Acomodações durante os dias do evento:

A Comissão Organizadora disponibilizará as opções de hospedagem de acordo com solicitação e confirmação de presença, dentro da rede hoteleira disponível na cidade e na casa mantida pela Opção Brasil, organização aliada de AUALCPI, que oferece serviço de hospedagem em estrutura semelhante a de um hostel.

Infomações adicionais sobre a 10ª Cátedra de Integração Latino-Americana e Caribenha AUALCPI

  • Aonde será realizado o evento: A maioria das atividades será realizada nas dependências da USCS – Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Outros locais podem ser incluídos na programação, para os quais será disponibilizado transporte para os participantes hospedados na cidade que necessitarem do mesmo.
  • Sobre São Caetano do Sul: A cidade está localizada na Região Metropolitana de São Paulo, distante cerca de 14 km da região central da capital do estado com mesmo nome. Com cerca de 170 mil habitantes, é a cidade com o melhor IDH Índice de Desenvolvimento Humano do Brasil. Apesar do seu tamanho reduzido em população e extensão territorial, a cidade possui uma importância estratégica, por fazer parte do Grande ABC, região composta por 7 cidades paulistas que concentram o principal parque industrial brasileiro, sede de várias das principais empresas automobilísticas do país, entre outros setores produtivos.
  • Como chegar a São Caetano? Por São Paulo é bastante fácil, a cidade é conectada ao sistema de linhas de Metrô e da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, com 2 estações (São Caetano e Utinga); O aeroporto de Congonhas possui um ônibus que sai do piso inferior ao desembarque que cruza a cidade de ponta a ponta, é a Linha 470 – SANTO ANDRE (TERMINAL METROPOLITANO SANTO ANDRE LESTE) / SAO PAULO (AEROPORTO DE CONGONHAS), a tarifa atual é de R$ 7,60. São Caetano fica distante cerca de 40 km do Aeroporto de Guarulhos, porta de entrada de quase todos os voos internacionais  e de boa parte dos voos nacionais. Não há transporte público direto e 1 táxi pode custar a partir de 70 reais em aplicativos como Uber, por exemplo. Consulte-nos sobre a disponibilidade de alguma forma de transporte alternativo a partir da sua confirmação de participação, buscaremos montar um esquema de recepção para os participantes que chegarem a partir do aeroporto de Guarulhos na véspera do evento.
  •   Como é o clima da cidade de São Caetano do Sul? Em maio estaremos no outono, que é uma estação onde o clima varia muito, as temperaturas podem ser entre 17 e 30º, sem muita chuva normalmente.
  • È preciso visto para participar do evento?  O Brasil não exige visto de entrada para quase todos os os países latino-americanos.
  • Existe algum custo de participação? Não, o evento é gratuito.

DOCUMENTOS INFORMATIVOS